top of page

No coração da Europa

Foto do escritor: pedrorodriguespedrorodrigues

Ainda recentemente houve eleições para a Assembleia da Republica. E já nessa altura perguntávamos que propostas os diferentes partidos políticos apresentavam para as pessoas autistas. Entre os dias 6 e 9 de junho irão realizar-se as eleições europeias. E também aqui voltamos a perguntar que tipo de Europa queremos em termos de politicas publicas para as pessoas autistas.


Se pensarmos que são estimadas existirem cerca de 5 milhões de pessoas autistas na Europa, pensem no quão importante é esta pergunta - Que politicas públicas são pensadas para as pessoas autistas? E mais uma vez podemos pensar que as pessoas autistas adultas têm um número significativo de votantes que podem usar para demonstrar as suas intenções!


O Observatório que está a apoiar a Comissão Europeia (DG SANTE) no lançamento de um debate público sobre as futuras prioridades da UE em matéria de saúde na conferência do Fórum Europeu da Saúde de setembro de 2023. Este mesmo debate tinha como objectivo informar a missão do próximo Comissário da Saúde antes das próximas eleições europeias e da nomeação de uma nova Comissão em junho de 2024. Os diferentes documentos concluíram o seguinte e apontaram os seguintes eixos como fundamentais:


  1. reforço da segurança sanitária;

  2. abordar os factores determinantes da saúde através das políticas de saúde em todas as políticas e de saúde para todos;

  3. apoiar a transformação do sistema de saúde;

  4. melhorar o mercado de trabalho dos trabalhadores do sector da saúde e da prestação de cuidados;

  5. alcançar a cobertura universal de saúde;

  6. implementar soluções digitais e IA;

  7. melhorar o desempenho e a resiliência dos sistemas de saúde;

  8. enfrentar desafios, como o envelhecimento da população, a migração ou as alterações climáticas; e

  9. reforçar a voz e a liderança da UE a nível mundial.


Contudo, em todos estes pontos chamou a atenção a algumas pessoas o facto da saúde mental não constar nestes eixos fundamentais. Ainda mais quando já tinha sido referido da sua importância. E tendo em conta aquilo que são todo um conjunto de estudos que referem as questões de saúde mental nas pessoas autistas, é fundamental poder questionar o porquê desta ausência e da forma como ela irá influenciar negativamente todo um conjunto de politicas a nível nacional nos diferentes países membros. E como tal torna-se fundamental poder chamar a atenção para os instrumentos democráticos ao alcance de todos para podermos contribuir para a construção de uma mudança!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page